quinta-feira, 7 de maio de 2009

"A" de Abóbora


A abóbora, além de ter servido de carruagem para Cinderella, é uma hortaliça originária da América Central possuidora de propriedades altamente nutritivas. Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, que no organismo são transformados em vitamina A. Esta importante vitamina combate os radicais livres, que alteram os códigos genéticos e podem causar câncer.
Segundo a nutricionista Giovana Guerra, especialista em Nutrição e Saúde - na área de Saúde Pública, pela Universidade Federal de Viçosa desde 2007, a abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C, E e as do Complexo B , além do citado betacaroteno (provitamina A - encontrado também na cenoura em abundância). As fibras encontradas nela também são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo e pela manutenção de uma pele belíssima! Sem contar os minerais essenciais: Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio, que mantém a saúde em dia.
Eu, particularmente, adoro abóbora! A cor linda que ela dá aos pratos e a possibilidade de fazer receitas doces ou salgadas são o que me encantam!
Por isso escrevi aqui no blog a receita de um dos meus cremes de inverno favoritos – lembrando que o friozinho está chegando, e ninguém precisa ficar comendo besteiras o dia todo. Uma opção saudável e pra lá de saborosa é a melhor escolha!
Espero que gostem!




Creme de Abóbora

Ingredientes:
1 kg de abóbora japonesa sem casca e sem semente, em cubos
3 envelopes de caldo de galinha (ou cubos)
1 1/2 litro de água
1/2 xícara de creme de leite
Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, os caldos de galinha e a água. Espere ferver e tampe a panela para que ela crie pressão. Deixe a mistura na pressão por mais ou menos 10 minutos. Retire do fogo e espere que fique morno. Transfira para o copo do liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Volte à panela, adicione o creme de leite e cozinhe em fogo alto por 2 minutos, ou até aquecer. Servir em taças para sopa, dentro de mini abóboras ou no pão italiano.

Sugestão: Salpicar por cima croutons e salsinha bem picada. Se quiser, substitua o creme de leite por requeijão. E se você preferir um creme mais consistente, retire um pouco da água do cozimento antes de bater no liquidificador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário