segunda-feira, 27 de abril de 2009

O tradicional Risotto!

O Risotto é um dos meus pratos prediletos, para fazer e para comer. Shimeji, beterraba, abóbora, frango, abobrinha, tomate seco... Enfim, existe uma enorme variedade de ingredientes que podemos colocar nesta tradicional receita, e todos acompanham muito bem! Os elogios também são inevitáveis, queridos leitores. Apesar de ser sofisticado, o Risotto é super fácil de preparar, mas entre nós, isso ninguém precisa saber. Se você quer impressionar alguém com seus dons culinários, prepare um Milanese!


Um pouco da história...
O risotto é um prato típico italiano, e no seu processo de elaboração frita-se levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e gradualmente acrescenta-se caldo de carne e outros ingredientes. Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente provém da Lombardia. Ele data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e estes trouxeram o grão usado para a preparação do prato.
A receita original do arroz surge em 1574. Naquele tempo, havia muito trabalho na construção de uma Catedral Duomo di Milano, e entre os trabalhadores estavam carpinteiros, arquitetos e pintores provenientes de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais próspero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. O aluno então decide aplicar um truque em seu mestre. A filha de Valério, o mestre, iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.


Receita de Risotto alla Milanese
Chef Fernando Villas Boas

Ingredientes:
400g de arroz arbóreo ou cannarole (especial para risotto)
1 cebola
50g de manteiga
100ml de vinho branco
1 litro de caldo de carne (ou de galinha)
1 pitada de açafrão
5 colheres (sopa) de parmesão ralado

Modo de Preparo:
Descasque e pique a cebola. Esquente 40g da manteiga numa panela e refogue a cebola por aproximadamente 8 minutos, sem deixar dourar.
Despeje o arroz devagar e refogue-o até que fique transparente. Junte o vinho branco e mexa até evaporar.
Despeje aos poucos o caldo, mexendo de vez em quando. Adicione mais caldo à medida que este for sendo absorvido, até que o arroz esteja cozido. Deve ficar úmido e cremoso, porém al dente. Calcule de 20 a 25 minutos.
Incorpore o açafrão no fim do cozimento. Desligue o fogo, acrescente 1 colher de manteiga e adicione o parmesão. Mexa e sirva imediatamente.

Rendimento: 6 porções

PREPARO: 5 MINUTOS
COZIMENTO: 30 MINUTOS
Obs: Acompanha carne vermelha, frango ou peixe.

Um comentário: