segunda-feira, 6 de abril de 2009

Ouro do Mediterrâneo

Extraído do miolo de uma flor de pétalas roxas, o açafrão é considerado um dos temperos mais caros do mundo.



O tempero produzido a partir do miolo de uma flor de pétalas roxas de origem européia é muito comum na França, Espanha e Itália, além de Irã e alguns países do Oriente Médio. Entre eles, os espanhóis detêm a primeira colocação na produção de açafrão, com cerca de 10 toneladas anualmente, das quais apenas 25% se destina ao consumo interno.
Levado pelos árabes aos países europeus, o ingrediente é marcante quanto às propriedades anestésicas e antiespasmódicas. Os gregos o utilizavam para combater as insônias e ressacas.
Comum na cozinha espanhola, tem encontro direto com o arroz. Além de propiciar um sabor diferenciado, oferece uma coloração levemente alaranjada aos pratos. Apesar de conhecido mundialmente, é levemente utilizado na culinária devido seu preço, já que é considerado um dos temperos mais caros do mundo. Alguns o comparavam com o ouro. Um quilo de açafrão pode custar até R$ 350,00. Isso porque, para se obter somente um quilo dele, é preciso de 200 mil flores.
O ideal é comprar o filamento do açafrão, pois alguns vendem o mesmo em pó, mas misturam outras especiarias no meio, perdendo o teor gastronômico concentrado que ele possui. Há alguns outros tipos de açafrão que podem ser comprados devido ao valor. É o caso do açafrão-da-terra e do açafrão-da-índia. Ambos podem ser obtidos da curcuma, que é um tubérculo com formato similar ao do gengibre. Depois de seco e moído é muito parecido com o açafrão e utilizado em demasia na culinária indiana.

Não confundir com a cúrcuma, chamada no Brasil de açafrão da terra.





Pratos típicos com açafrão:

No mundo inteiro o tempero é essencial para tornar diversos pratos emblemáticos. Como é o caso da paella, do risoto à milanesa, nas fogazzas e até na sopa de peixe.


QUANTIDADES SUGERIDAS PARA USO EM VÁRIOS PRATOS

Salpique até 1/4 colher (chá), amassado, para uma xícara de arroz cru.
Salpique até 1/2 colher (chá), amassado, para uma galinha de 1 1/2 kg.
Salpique até 1/8 colher (chá), amassado, para 1 kg de vitela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário