domingo, 10 de abril de 2011

Tiramisu em potinhos individuais

Tiramisu é a receita de sobremesa preferida do meu amor... Ele diz que aqui no Brasil não fazem essa receita tão bem quanto nos Estados Unidos, e eu vou prová-lo o contrário (metido, rs). Achei essa receita no Youtube, mas o vídeo foi proibido de incorporar, então vou passar todas as informações aqui mesmo, por escrito.


Também achei interessante a idéia de colocar em potes individuais, fica mais bonitinho... E assim que eu achar o mascarpone, vou fazer... Só vai ser difícil resistir a tentação de comer uns 3 potinhos... Gostaria de cortar os doces da minha vida, pelo menos de dia de semana, mas estou vendo que vai ser impossível.


Tiramisu

3 gemas

100g de açúcar

250g de queijo mascarpone

400g de creme de leite fresco (batido como chantily)

250ml de café espresso (ou café forte)


2 colheres (sopa) de brandy, ou licor de cacau, chocolate, amarula...

20 bolachas champagne


50g de cacau em pó


Misturar as gemas com o açúcar com o auxílio de um batedor de claras. É necessário cozinhar levemente essa mistura, então coloque água em uma panela (1/3 de água) e espere ferver. Cozinhe a mistura em banho-maria, mexendo sempre, durante alguns minutos. Deixe esfriar a mistura de ovos e junte o queijo mascarpone, incorporando o creme até ficar homogêneo. Agora junte o creme de leite fresco batido, mexendo suavemente, para o tiramisu ficar com uma textura aerada.


Montagem:


Coloque o brandi ou o licor em um refratário com o café, para molhar as bolachas. Umedeça 2 bolachas e coloque no fundo de um potinho de sobremesa. Coloque uma camada de creme por cima, outra de bolachas (3 desta vez) e outra camada de creme. Faça isso com 4 potinhos. Leve a geladeira por mais ou menos 3 horas antes de servir, e na hora, peneire o cacau em pó por cima da sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário