quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pancakes


Não poderia ser diferente, pessoal... Acabei de voltar da terra do Tio Sam, e quando penso em café da manhã, já me vem a cabeça aquele cheirinho de panqueca que minha sogra fazia tão bem... hummm.... Quando estou entediada aqui em casa (desempregada = entediada sempre) já vou logo pegando meus utensílios pra preparar aquelas redondinhas e gordinhas e fofinhas panquecas. Prefiro fazer as americanas, pois é só mexer os ingredientes com uma colher, não precisa de batedeira nem liquidificador como os crepes. Além disso, podem ser incrementadas com aveia, banana picada na massa, gotinhas de chocolate ou o que mandar a imaginação.


A receita básica:

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

3 colheres (chá) de fermento em pó

2 ovos levemente batidos

1 xícara de leite (pode ser usado o leite de soja)

2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida

Manteiga para untar a frigideira.


Modo de fazer:

Coloque os ingredientes secos num Bol e misture. Acrescente os ovos, a manteita e o leite, e mexa bem com uma colher ou com um fuê. a massa deve ficar como uma massa de bolo, levemente consistente.
Aqueça e unte a frigideira com manteiga, e despeje a massa no centro, a quantidade de uma concha média (1/4 de xícara). Deixe dourar de um lado (mais ou menos 30 segundos) e vire para dourar do outro lado.


Só um detalhe... Minha sogra sempre comprava o Syrup pra colocar por cima das panquecas! É uma delícia! O sabor é inexplicavel, parecido com o mel, porém um pouco mais condimentado e com textura de xarope. Não é fácil encontrar ele por aqui, mas em supermercados como o Pão de Açúcar ou Empório Sta. Maria tem sim, sem a menor dúvida. Ah, e o Cool Whip também! Não poderia faltar. É como um chantily, só que mais gostoso... :-)


Agora, olha a arte. Um dia eu fiz aqui em casa essa massa com rodelas de banana açucaradas por cima. Assim, na hora de fazer as panquecas, eu coloquei as rodelinhas de banana já rodeadas de açúcar... Aí vai da imaginação e do tamanho da fome, né? rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário