
Pé na Cozinha é um blog criado por uma esteticista e amante das artes gastronômicas. Nele, vocês irão encontrar desde dicas de culinária até restaurantes da mais alta gastronomia. Receitas diversas, onde comer, novidades, comidinhas pra beliscar, filmes relacionados a esta arte y otras cositas más... Bon Appetit!
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Angelical...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Escondidinho de Banana!!!

ADOROOOO...
Ingredientes:
-10 bananas
-1 lata de creme de leite
-3 ovos
-1 lata de leite condensado
-açúcar
-cravo (opcional)
Modo de Preparo:
Primeiro descasque as bananas, e corte-as em rodelas.
Depois leve ao fogo com açucar, até caramelizar.
Logo, separe os ovos (claras e gemas). Com as claras, bata até que fique em neve, depois acrescente o creme de leite.
Depois coloque o leite condesado no fogo e adicone as gemas.
Depois que tudo estiver pronto, coloque num recipiente de vidro, a primeira camada com o leite condensado e as gemas, depois as bananas em calda, e por ultimo as claras em neve com creme de leite.
Leve ao freezer ou congelador por uns 40 minutos. Na hora de servir, use um maçarico para dourar a cobertura, e salpique casquinhas de limão.
domingo, 26 de julho de 2009
Geléia de Morango

Geléia de Morango
Ingredientes
450 g de morangos
1 xícara (chá) de açúcar
suco de 1/2 limão
Modo de Preparo
1. Lave muito bem os morangos sob água corrente e retire as folhas. Numa tigela, deixe-os de molho por 10 minutos. Em seguida, retire os morangos sem escorrer a água, com cuidado para que as "sujeirinhas" fiquem no fundo da tigela.
2. Numa panela, junte os morangos, o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até que se forme uma calda grossa e os morangos fiquem bem macios.
3. Retire a geléia do fogo e deixe esfriar. Distribua em vidros próprios para geléia esterilizados e guarde na geladeira.
Dica do Site Panelinha
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geléias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.
Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Bolacha com gostinho de infância...

Oreo (Bolacha Negresco)
Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo (e mais um pouquinho para abrir a massa)
1/4 colher (chá ) de sal
2 sticks de manteiga sem sal (amolecida)
2 xícaras de açúcar
2 ovos1 colher (chá) de essência de baunilha
Recheio:
1 stick de manteiga sem sal amolecida
1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada
3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo:
Massa:
Peneire o chocolate, a farinha e o sal numa tigela grande. Com um mixer, bata a manteiga e o acucar até virar um creme claro. Adicione os ovos (um de cada vez) e a essência de baunilha. Depois, adicione os ingredientes secos e misture bem. Divida a massa em 2. Coloque uma parte entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhado e abra a massa em um retangulo de mais ou menos 0,5 cm de altura. Repita com o resto da massa. Leve a geladeira, coberto, por mais ou menos 1 hora. Corte a massa com um cortador redondo do tamanho de bolacha. Rende mais ou menos 60 círculos. Coloque em forma não untada, com uma pequena distancia entre um e outro, e leve a geladeira por mais 20min. Pré-aqueça o forno a 180° e asse por 20min. Deixe esfriar antes de rechear.
Recheio:
Bata a manteiga e a gordura vegetal ate ficar bem fofo. Adicione o açúcar de confeiteiro e a baunilha. Faça sanduíches de bolacha com 1 colher de sopa do recheio.
E não exagere na dose! A gordura vegetal em excesso vai direto para os quadris! rs...
terça-feira, 21 de julho de 2009
Coisinhas de cozinha...
MÁQUINA DE SORVETE
Olha que fofura! Da linha nostalgia, nem preciso falar porque...

MÁQUINA DE ALGODÃO DOCE
Vou comprar uma dessa, para quando minha sobrinha vier em casa... rs
PIPOQUEIRA
Eu nem gosto de pipoca, mas com essa máquina fico até tentada...
JOSEPH & JOSEPH
Conjunto de medidores e bowls... ADORO!
Doural Presentes
Rua 25 de Março, 595 - Centro
Cep: 01021-200
São Paulo - SP
Fone: (11) 3328-6228
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Esquente seu inverno...
Esta é minha dica para o inverno cruel:
FRIO = filme+cobertor+chocolate quente

Chocolate Quente
Ingredientes:
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 litro de leite
5 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou chocolate amargo picado)
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de noz-moscada
2 unidades de canela em pau
6 unidades de cravo-da-índia
2 colheres (sopa) de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Misture o leite, o leite condensado, o chocolate, o amido de milho, a noz-moscada, o cravo e a canela. Coloque no fogo e espere ferver. Retire do fogo e misture o creme de leite. Coe para retirar os pedaços de canela e o cravo. Acrescente a essência de baunilha e finito... É uma delícia!
Só para deixar um pouco mais calórico, coloque por cima bolinhas de marshmallow.
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Maçã do amor...
Essa não fica puxa-puxa...e geladinha fica uma delícia! hummm...

Ingredientes:
6 maçãs
6 palitos de sorvete
Calda:
1/2 xícara de chá de glucose de milho ( Karo ) - 150g
2 xícaras de chá açúcar - 320g
4 gotas de corante vermelho
Modo de Preparo:
Lave as maçãs e enxágüe bem.
Introduza um palito de sorvete no local do cabo.
Reserve.
Calda:
Em uma panela, coloque o açúcar e a glucose.
Leve ao fogo e deixe ferver por aproximadamente 8 minutos (não mexa mais).
Depois, junte as 4 gotas de corante.
Cozinhe por aproximadamente um minuto e desligue.
Passe pela calda as maçãs reservadas.
Coloque-as sobre uma assadeira virada ao contrário e untada com manteiga. Deixe secar.
terça-feira, 9 de junho de 2009
Dia dos Namorados...
Era uma vez um chalezinho...

Um sonho de restaurante, chalezinho ou seja lá o que for! P E R F E I T O, super hiper romântico, aconchegante, acolhedor, lindo, maravilhoso mesmo! O clima bucólico inspira, as flores, o poço, as velas, o cheiro de mato! A casa oferece aos namorados, nos dias 11 à 14 de junho, noites especiais de Fondue e Vinho. Os pacotes são variados e os preços vão desde R$250,00 à R$500,00 o casal. As reservas devem ser feitas com antecedência pelo telefone. Que inveja dos apaixonados!
Chalezinho
Rua Itapimirum, 11 – Morumbi
Fone: (11) 3501-9322

Conheci este restaurante através da minha querida amiga Ju! Também é super romântico e a pizza é deliciosa! Aquele clima de meia-luz tem tudo a ver com o dia dos namorados, e a casa oferece até um cobertorzinho para colocar no colo enquanto jantamos... Gostoso, não é? Uma dica: Pizza de abobrinha! Perfeita! Ela é gratinada por cima, um queijo maravilhoso, a massinha é crocante... hummm... Excelente pedida!
Rua Vanderlei, 795 – Perdizes
Fone: (11) 3862-0622
e
Fone: (11) 4193-6336

Rua José Maria Lisboa, 493 - Jardins
Fone: (11) 3559-9151
domingo, 31 de maio de 2009
Azeite de Oliva Extra Virgem dá adeus a indesejável barriguinha
Basta um fio dourado do óleo de oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre em nosso organismo, mais precisamente no abdômen, quando consumimos o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos, pois cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o consumo de azeitonas evita mesmo a barriga indesejada, dizem os cientista de diversas universidades européias.
Em uma matéria para a revista Saúde, eles observaram que o bom hábito de consumir o azeite de oliva extravirgem diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.
No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobri-la de elogios. Isso porque estão empenhados em acabar com as barrigas avantajadase não tem nada a ver com questões de beleza. A gordura visceral (que fica na parte interna do abdômen), justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células.
O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata: a síndrome metabólica. O azeite, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo mortal.
Muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga, antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração , cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiões dos vasos.
Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis. Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo em jejum. Eu mesma gostaria de aderir a este hábito, (acreditem, meu pai já perdeu vários centímetros de cintura e seu diabete tipo 2 está extremamente controlado).
Uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL, o colesterol ruim.
Por isso, meus queridos leitores, o azeite de oliva deve estar cada vez mais presente em nossa alimentação. A gordura monoinsaturada (encontrada com abundância neste poderoso remédio) é nossa melhor aliada para uma vida saudável, um coração protegido, uma pele reluzente e uma barriguinha de dar inveja!
IMPORTANTE: Utilizar sempre o Azeite Extra Virgem, quando a acidez não passa de 0,8% — esse teor somente é obtido através da primeira prensagem a frio a menos de 24 horas após a colheita.
DICA: O azeite deve ser guardado na parte de baixo da geladeira, pois a temperatura elevada altera suas propriedades. E nunca leve o azeite ao fogo. Ele deve ser adicionado às preparações depois de prontas. Somente assim teremos um prato saboroso e muito saudável.
terça-feira, 26 de maio de 2009
Frescura ou bom senso?

Confiram!
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Qual a receita para um amor perfeito?

Na trama, Jenna sofre com a idéia de ter um filho do marido que ela não ama. Além das receitas saborosas, as tortas de Jenna são divertidas. A garçonete abusa do senso de humor na hora de batizar suas criações: "Não quero ter um filho de Earl", "Não posso ter uma relação porque é errado" ou "Miserável fracassada grávida que se autocompadece" são alguns dos nomes curiosos que Jenna usa. Garçonete é ideal para os chefs ou aspirantes a chef que não dispensam um bom filme.
Espero que gostem! Aprovadíssimas!

Ingredientes:
Massa:
1 ½ xícara de trigo
½ xícara de amido de milho
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres de margarina
4 gemas
Recheio:
2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
6 gemas
3 colheres de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 bananas nanicas
Canela e açúcar a gosto
Preparo:
Massa: Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos. Quando a massa estiver homogênea enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio: Misture o leite e o açúcar. Combine as gemas e o amido de milho e passe pela peneira. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até engrossar. Retire do fogo e adicione uma colher de chá de essência de baunilha.
Montagem: Pre-aqueça o forno em temperatura média. Abra a massa numa fôrma (24 cm) e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos. Acrescente o creme de baunilha. Corte as bananas em duas partes (na longitudinal), arrume-as sobre o creme. Polvilhe o açúcar e a canela. Leve ao forno a 150°C por mais ou menos 15 minutos.
Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 gemas
6 colheres de margarina
1 pitada de sal
Recheio:
500 ml de leite
200 ml de creme de leite
4 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
150g de queijo Brie
150g de presunto defumado
Preparo:
Massa: Combine os ingredientes e amasse com a ponta dos dedos. Enrole a massa em filme plástico e deixe-a descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio: Abra a massa numa forma de 24 cm. Coloque as fatias de queijo e o presunto em cubos. Junte todos os ingredientes do creme, passe pela peneira e despeje sobre a massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.

Ingredientes:
Massa:
1 ½ xícara de trigo
½ xícara de amido de milho
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres de margarina
4 gemas
Recheio:
200 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite
300 g de framboesa
300 g de amora
½ xícara de açúcar cristal
Preparo:
Massa: Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos. Quando a massa estiver homogênea enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.
Recheio: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e mexa bem. Despeje a mistura na massa, acrescente as frutas vermelhas e polvilhe o açúcar. Com pedaços da massa, faça tiras formando um xadrez e leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Culinária para todos!

Idealizado pelos empresários e também chefes de cozinha Áurea Teodoro e Edmur Bastoni, a coordenação do CEG leva a assinatura do renomado chef de cozinha Michel Khodair, diplomado em gastronomia pelo SENAC e com cursos pela Le Cordon Bleu de Paris e Londres, com passagem pelas cozinhas de conceituados hotéis como Hilton, Wyatt e Unique Garden. Preciso falar mais alguma coisa?
As instalações da escola são belíssimas, super modernas e lembram os centros gastronômicos Europeus! Além disso, a variedade de cursos é tanta, que fica difícil escolher apenas um deles. No programa: confeitaria básica, panificação, clássicos do sul da França, finger food & mise en bouche, pizzas, cozinha italiana, sushi e sashimi, massas e risottos, sabores do mediterrâneo entre outros, todos ministrados por docentes altamente qualificados.
Destaque:
Confeitaria Básica – Noite
HORÁRIO: 19h às 22h30
CARGA HORÁRIA: 33h
INÍCIO: 06/07/2009 TÉRMINO: 17/07/2009
DIAS: segunda à sexta DURAÇÃO: 10 dias
FORMA PGTO:4 x de 292,50 - VALOR: R$ 1.170,00
Pré-requisitos: Não é necessária nenhuma experiência em cozinha.
Objetivo: Ensinar as preparações clássicas e suas bases para desenvolver harmonia e perfeição, ingredientes básicos da confeitaria. Didática: Professores do mais alto nível de informação técnica e prática e cozinhas equipadas com o que há de mais moderno. Além de todo material necessário para as aulas, também será disponibilizada apostila com receitas detalhadas. O aluno compreenderá as elaborações e necessidades para a criação de uma sobremesa luxuosa e requintada.
CONTEÚDO DO CURSO
• Higiene na cozinha
• Equipamentos de confeitaria: manipulação e conservação.
• Vocabulário e nomenclaturas da pâtisserie
• Mise en place
• Conservação dos alimentos
• Massas
• Cremes e mousses
• Caldas e coulis
• Tortas
• Bolos
• Bavaroises
• Pudins
• Cookies e muffins
• Sobremesa com frutas
• Suflês
• Chocolates
Avenida dos Eucaliptos, 618 - Moema
São Paulo - SP CEP: 04517-050
Fone: (11) 5096-2007
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Café tres tres chic


domingo, 10 de maio de 2009
Bolo das Abelhinhas (by Nigella)
No programa, Nigella chamou as crianças (seus filhos) para ajudarem na confecção do bolo e para fazer as abelhinhas. Elas, claro, adoraram e se divertiram muito! Preparei o bolo e minha casa inteira ficou cheirando chocolate e mel! O bolo ficou molhadinho e super saboroso, digno de qualquer confeitaria sofisticada. E a dieta ficou pra segunda-feira, como sempre...

Bolo das Abelhinhas
Ingredientes da massa:100g de chocolate meio amargo picado
275g de açúcar mascavo
225g de manteiga em temperatura ambiente
125ml de mel
2 ovos
200g de farinha peneirada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de cacau em pó
250ml de água fervente
Ingredientes da calda de chocolate e mel:
60ml de água
125ml de mel
175g de chocolate meio amargo
75g de açúcar de confeiteiro
Para as abelhas:
25g de marzipan* amarelo (ou pasta americana amarela) – Se preferir, comprar pronto.
12 lâminas (lascas) de amêndoas
*Marzipan:
250g de amêndoas sem pele e moídas
200g de açúcar de confeiteiro
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de essência de amêndoa
Juntar todos os ingredientes e amassar com as mãos, até que vire uma massa consistente.
Modo de preparo da massa:
Untar e polvilhar uma assadeira redonda de fundo removível. Reservar.
Bater no processador (ou na batedeira) todos os ingredientes da massa, colocando por último a água fervente. Levar ao forno a 180°C por aproximadamente 1h30, sendo que depois de 1 hora de forno, deve-se colocar papel alumínio por cima.
Modo de preparo da cobertura (calda):
Colocar em uma panela a água e o mel. Quando ferver, juntar o chocolate picado e girar a panela para que os ingredientes se misturem, sem usar nenhuma colher. Acrescentar o açúcar de confeiteiro peneirado e mexer.
As abelhinhas:
Modele o corpo das abelhinhas com a massinha de marzipan ou com a pasta americana. Molhe um palito na calda e faça as listras das abelhas. As asinhas são as lascas de amêndoas, encaixe duas em cada abelha.
Desenforme o bolo, cubra com a calda e coloque as abelhas por cima. Nigella recomenda que você chame as crianças para ajudar, elas vão adorar!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
"A" de Abóbora

A abóbora, além de ter servido de carruagem para Cinderella, é uma hortaliça originária da América Central possuidora de propriedades altamente nutritivas. Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, que no organismo são transformados em vitamina A. Esta importante vitamina combate os radicais livres, que alteram os códigos genéticos e podem causar câncer.
Segundo a nutricionista Giovana Guerra, especialista em Nutrição e Saúde - na área de Saúde Pública, pela Universidade Federal de Viçosa desde 2007, a abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C, E e as do Complexo B , além do citado betacaroteno (provitamina A - encontrado também na cenoura em abundância). As fibras encontradas nela também são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo e pela manutenção de uma pele belíssima! Sem contar os minerais essenciais: Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio, que mantém a saúde em dia.
Eu, particularmente, adoro abóbora! A cor linda que ela dá aos pratos e a possibilidade de fazer receitas doces ou salgadas são o que me encantam!
Por isso escrevi aqui no blog a receita de um dos meus cremes de inverno favoritos – lembrando que o friozinho está chegando, e ninguém precisa ficar comendo besteiras o dia todo. Uma opção saudável e pra lá de saborosa é a melhor escolha!
Espero que gostem!

1 kg de abóbora japonesa sem casca e sem semente, em cubos
3 envelopes de caldo de galinha (ou cubos)
Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, os caldos de galinha e a água. Espere ferver e tampe a panela para que ela crie pressão. Deixe a mistura na pressão por mais ou menos 10 minutos. Retire do fogo e espere que fique morno. Transfira para o copo do liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Volte à panela, adicione o creme de leite e cozinhe em fogo alto por 2 minutos, ou até aquecer. Servir em taças para sopa, dentro de mini abóboras ou no pão italiano.
domingo, 3 de maio de 2009
Brownie, sorvete e calda quente

Chef Luiz Cintra
Ingredientes:
250 g de manteiga
300 g de chocolate meio amargo e 100 g de chocolate branco picado
2 xícaras de açúcar
5 ovos
150 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 de xícara de nozes trituradas
1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de Preparo:
1. Unte e enfarinhe uma assadeira de 20x 30 cm. Reserve.
2. Pré-aqueça o forno em temperatura média, a cerca de 180°. Pique o chocolate meio amargo, separe 50 g (que você vai acrescentar antes de colocar a massa na assadeira juntamente com o chocolate branco) e coloque o restante em uma tigela. Junte a manteiga e leve para derreter em banho-maria.
3. Bata levemente os ovos, adicione o açúcar e reserve.
4. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó, reserve.
5. Assim que o chocolate e a manteiga estiverem bem derretidos, retire do banho-maria e junte a mistura de ovos, a essência de baunilha e misture novamente.
6. Acrescente a farinha com o cacau e misture levemente
7. Coloque o fermento, as nozes, o chocolate meio amargo reservado, o chocolate branco e misture novamente.
8. Coloque na assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos.
(o centro do brownie deve ficar macio, não totalmente cozido)
Retire, corte em quadrados e sirva em pratos fundos com sorvete de creme e o Hot Fudge (calda).

Ingredientes:
60g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 xícara de água fervente
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/4 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de glucose de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de Preparo:
1. Coloque em uma panela pequena o chocolate bem picado, a glucose, a manteiga e leve ao banho-maria para derreter os ingredientes.
2. Retire a panela do fogo e despeje a água fervente sobre a mistura. Incorpore bem os ingredientes e acrescente o açúcar peneirado com o cacau em pó.
3. Misture novamente e retorne a panela ao fogo. Deixe ferver, tampe e aguarde 3 ou 4 minutos. (quanto mais ferver mais grossa vai ficar)
4. Retire do fogo acrescente a essência de baunilha, deixe esfriar e guarde em vidros na geladeira. Quando quiser usar, basta aquecer no microondas.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Guacamole & Cia

Minha receita de Guacamole
Ingredientes:
2 abacates pequenos (avocado)
1/2 dente de alho amassado (opcional)
2 tomates maduros (sem pele) picados
Salsinha picada (a gosto)
Cebolinha picada (a gosto)
Algumas gotinhas de molho de pimenta
5 a 7 colheres (sopa) de suco de limão
Azeite extravirgem a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Amasse os abacates com um garfo. Junte o alho, os tomates, a salsinha e a cebolinha.
Misture com uma colher e tempere com o sal, a pimenta, o limão e o azeite.
Eu, Carol, gosto de comer Guacamole com torradas finas, ou até mesmo pão sírio cortado em formato de triângulos e levemente torrados ao forno. Tem gente que prefere o bom e velho Doritos sabor nachos para acompanhar a iguaria. Enfim, vai do gosto de cada um. O azeite extravirgem dá um sabor todo especial, e fica delicioso quando usamos limão siciliano para temperar.

Para quem deseja conhecer um pouquinho mais sobre a culinária mexicana, uma boa dica é o restaurante El Kabong. De ambientes descontraídos e público de todas as idades, ele supera as expectativas dos clientes no quesito sabor.
Restaurante El Kabong
R. Mateus Grou, 15 - Pinheiros - São Paulo – SP
Tel: (11) 3064-9354
Horário de funcionamento: De domingo a quinta das 18h à 1h.
Sexta e sábado das 18h às 2h.
Site: http://www.elkabong.com.br/
Os melhores restaurantes do mundo

Veja só a lista completa:
1º El Bulli, Espanha
2º Fat Duck, Inglaterra
3º Noma, Dinamarca
4º Mugaritz, Espanha
5º El Celler de Can Roca, Espanha
6º Per Se, Estados Unidos
7º Bras, França
8º Arzak, Espanha
9º Pierre Gagnaire, França
10º Alinea, Estados Unidos
11º L´Astrance, França
12º The French Laundry, Estados Unidos
13º Osteria Francescana, Itália
14º St John, Inglaterra
15º Le Bernardin, Estados Unidos
16º Restaurant de l´Hôtel de Ville, Suíça
17º Tetsuya, Australia
18º L´Atelier de Joël Robuchon, França
19º Jean Georges, Estados Unidos
20º Les Créations de Narisawa, Japão
21º Chez Dominique, Finlândia
22º Ristorante Cracco, Itália
23º Die Schwarzwaldstube, Alemanha
24º D.O.M., Brasil
25º Vendôme, Alemanha
26º Hof van Cleve, Bélgica
27º Masa, Estados Unidos
28º Gambero Rosso, Itália
29º Oud Sluis, Holanda
30º Steirereck, Austria
31º Momofuku Ssäm Bar, Estados Unidos
32º Oaxen Skärgardskrog, Suécia
33º Martin Berasategui, Espanha
34º Nobu, Inglaterra
35º Mirazur, França
36º Hakkasan, Inglaterra
37º Le Quartier Français, África do Sul
38º La Colombe, África do Sul
39º Asador Etxebarri, Espanha
40º Le Chateaubriand, França
41º Daniel, Estados Unidos
42º Combal Zero, Itália
43º Le Louis XV, França
44º Tantris, Alemanha
45º Iggy´s, Singapura
46º Quay, Australia
47º Les Ambassadeurs, França
48º Dal Pescatore, Itália
49º Le Calandre, Itália
50º Mathias Dahlgren, Suécia
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Cappuccino Cupcakes

CAPPUCCINO CUPCAKES
(Receita adaptada do Livro How to be a Domestic Goddess, by Nigella)
Ingredientes:
(bolinhos)
1/2 xíc. de manteiga em temperatura ambiente
7 colh. (sopa) de açúcar orgânico claro
2 ovos grandes
1 colh. (chá) de essência de baunilha
1 colh. (sopa) de Nescafé
3/4 xíc. de farinha de trigo
2 colh. (chá) de fermento químico em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
3 colh. (sopa) de leite integral
(cobertura)
150g de chocolate branco
1/4 de xíc. de manteiga
1/2 xíc. de sour cream (coalhada, ou creme de leite com umas gotinhas de limão)
1 2/3 xíc. de açúcar de confeiteiro peneirado
cacau em pó
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre a forma de muffins com forminhas de papel.
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até ficar cremoso. Junte os ovos um a um, batendo bem após cada adição. Junte a baunilha e o Nescafé.
Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato. Junte à mistura da batedeira, misturando bem com uma espátula. Acrescente o leite para afinar a consistência.
Preencha as forminhas igualmente. Parecerá pouca massa, mas eles crescem bem. Asse por 20 minutos, ou até que um palito saia limpo quando inserido em um deles. Retire da forma e deixe que esfriem completamente.
Para a cobertura, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Deixe esfriar um pouco e junte o sour cream (ou creme de leite). Misture até que fique homogêneo. Acrescente o açúcar aos poucos, misturando bem até ficar mais consistente. A cobertura será bastante mole, mas ela endurece bem e rápido. Cubra generosamente os bolinhos e peneire cacau em pó por cima.
O tradicional Risotto!

Um pouco da história...
O risotto é um prato típico italiano, e no seu processo de elaboração frita-se levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e gradualmente acrescenta-se caldo de carne e outros ingredientes. Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente provém da Lombardia. Ele data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e estes trouxeram o grão usado para a preparação do prato.
A receita original do arroz surge em 1574. Naquele tempo, havia muito trabalho na construção de uma Catedral Duomo di Milano, e entre os trabalhadores estavam carpinteiros, arquitetos e pintores provenientes de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais próspero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. O aluno então decide aplicar um truque em seu mestre. A filha de Valério, o mestre, iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese.
Receita de Risotto alla Milanese
Chef Fernando Villas Boas
Ingredientes:
400g de arroz arbóreo ou cannarole (especial para risotto)
1 cebola
50g de manteiga
100ml de vinho branco
1 litro de caldo de carne (ou de galinha)
1 pitada de açafrão
5 colheres (sopa) de parmesão ralado
Modo de Preparo:
Descasque e pique a cebola. Esquente 40g da manteiga numa panela e refogue a cebola por aproximadamente 8 minutos, sem deixar dourar.
Despeje o arroz devagar e refogue-o até que fique transparente. Junte o vinho branco e mexa até evaporar.
Despeje aos poucos o caldo, mexendo de vez em quando. Adicione mais caldo à medida que este for sendo absorvido, até que o arroz esteja cozido. Deve ficar úmido e cremoso, porém al dente. Calcule de 20 a 25 minutos.
Incorpore o açafrão no fim do cozimento. Desligue o fogo, acrescente 1 colher de manteiga e adicione o parmesão. Mexa e sirva imediatamente.
Rendimento: 6 porções
COZIMENTO: 30 MINUTOS
Obs: Acompanha carne vermelha, frango ou peixe.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Livros que não podem faltar na cozinha...

NIGELLA EXPRESS
RECEITAS RÁPIDAS E SABOROSAS
A Itália tem inspirado Jamie Oliver ao longo da sua carreira. Este livro é o resultado da viagem que fez por esse país em busca da verdadeira essência da cozinha italiana. Numa linguagem coloquial e divertida, Jamie Oliver apresenta mais de 120 novas receitas de todo o gênero de pratos, desde risotto até espaguete e saladas – receitas de dar água na boca.

SEGREDOS DE GORDON RAMSAY

COZINHANDO PARA AMIGOS
Se há um ingrediente que não falta nesse livro de Heloisa Bacellar, uma das donas do Atelier Gourmand, é emoção. Como diz a própria Helô: "A minha vida é cozinhar. Quando estou triste eu faço um bolo e, quanto estou feliz, eu faço vários". Heloísa abre as portas de sua casa e compartilha generosamente suas experiências na cozinha e na arte de receber os amigos. São mais de 300 receitas dividas em 40 cardápios temáticos para os dias quentes, dias frios, ocasiões especiais e para quando o tempo é curto.
terça-feira, 21 de abril de 2009
Cupcake no Palito
São lindos e deliciosos! Super diferentes para servir em festinhas ou substituir as sobremesas nos jantares informais. As crianças são as que mais curtem os docinhos no palito, e se divertem também no preparo da guloseima.
Os Cupcakes são tradicionais nos Estados Unidos e na Inglaterra, e nada mais são do que muffins deliciosamente decorados com merengue, buttercream, pasta americana ou chantilly. Essa versão no palito é prática e rápida para fazer, além de ser um charme!
Mini Cupcake no Palito

segunda-feira, 20 de abril de 2009
Mais um doce encanto...

sexta-feira, 17 de abril de 2009
A Cozinha de Nigella
A maneira que ela prepara as gostosuras exala paixão pela culinária. Ela fala dos ingredientes como se fossem as coisas mais importantes do mundo. Isso me encanta!
Por isso, separei uma receita super fácil e deliciosa de Cheesecake (uma entre muitas outras que há no site). Preparem-se, pois receitas do site de Nigella serão freqüentemente publicadas no Pé na Cozinha.
RED FRUITS CHEESECAKE (By Nigella)
Torta de Queijo e Frutas vermelhas

segunda-feira, 6 de abril de 2009
Ouro do Mediterrâneo


domingo, 5 de abril de 2009
Lá de Minas...
Ingredientes:
500g de carne seca cozida e desfiada
1 cebola pequena picada
Salsinha bem picada a gosto
Azeite
Creme de Aipim (mais ou menos 2 mandiocas cozidas e bem espremidas)
1 copo de requeijão cremoso
50g de mussarela fatiada
Parmesão ralado a gosto
Preparo:
Refogar, com um pouco de azeite, a carne seca já cozida e desfiada junto com a cebola picada e a salsinha. Juntar a carne refogada com o purê de mandioca e metade do requeijão. Colocar em uma fôrma que vá ao forno. Acrescentar por cima as fatias de mussarela e a outra metade do requeijão. Salpicar queijo parmesão ralado a gosto. Levar ao forno por aproximadamente 25 minutos ou até gratinar.
Obs: Pode e deve-se incrementar com azeitonas picadas, tomate, cebolinha, molho de pimenta, etc. Vale a criatividade!
Um Restaurante Mineiro que vale a pena conhecer...
sábado, 4 de abril de 2009
Aquela balinha depois do jantar...


domingo, 29 de março de 2009
Comece a semana com um Frappuccino!

Ingredientes
50ml de café expresso
3 bolas de sorvete de creme
10ml de leite condensado
3 e 1/2 colheres (chá) de Nutella
Calda de chocolate
Modo de preparo
No liquidificador, bata o sorvete e o café. Decore uma taça com a Nutella e o leite condensado, despeje a mistura. Se quiser, colocar por cima chantilly e salpicar ovomaltine.
É divino!
Receita de Chef Leandro Veracruz
Onde encontrar:
Rua Gaivota 1.295, Moema
Fone: 5561-2677 / 5542-4683
http://www.fazendacafe.com.br