domingo, 31 de maio de 2009

Azeite de Oliva Extra Virgem dá adeus a indesejável barriguinha

Ele evita o acúmulo da gordura visceral, combate a osteoporose, inflamações e é antioxidante



Basta um fio dourado do óleo de oliva para que aquela torrada dura e seca ganhe textura macia e sabor especial. Uma outra transformação ocorre em nosso organismo, mais precisamente no abdômen, quando consumimos o azeite: ele impede o depósito de gordura bem ali, na linha da cintura. Parece um contra-senso, já que o alimento é dos mais calóricos, pois cada grama oferece cerca de 9 calorias. Mas a descoberta é séria: o consumo de azeitonas evita mesmo a barriga indesejada, dizem os cientista de diversas universidades européias.


Em uma matéria para a revista Saúde, eles observaram que o bom hábito de consumir o azeite de oliva extravirgem diminuiu os depósitos de banha no abdômen. Diga-se: o ideal seria que você consumisse duas colheres de sopa por dia do ingrediente para obter seus benefícios.


No fundo, o mérito é todo da gordura monoinsaturada, que predomina no azeite. Se ela já era festejada por varrer o colesterol ruim das artérias, agora os médicos têm ainda mais motivo para cobri-la de elogios. Isso porque estão empenhados em acabar com as b
arrigas avantajadase não tem nada a ver com questões de beleza. A gordura visceral (que fica na parte interna do abdômen), justamente aquela da cintura, produz substâncias que dificultam a ação da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a glicose a entrar nas células.


O diabete, ao lado da pressão alta, do colesterol, dos triglicérides alterados e, de novo, da tal barriga, é o componente básico de um mal que mata: a síndrome metabólica. O azeite
, no entanto, ajuda a quebrar esse círculo mortal.


Muito antes de se estabelecer qualquer relação do azeite com a barriga, antes até mesmo de se ter certeza de que barriga prejudicaria o coração , cientistas já observavam que os maiores consumidores do alimento estavam protegidos de males cardíacos. Os povos do Mediterrâneo, que historicamente regam seus pratos com esse óleo, parecem mais distantes da ameaça de infarto
. Claro, é preciso considerar que também se esbaldam em verduras, frutas e peixes, outros guardiões dos vasos.


Nenhum desses alimentos, entretanto, compete com o azeite na preferência de gregos, italianos e espanhóis. Muitos deles têm o hábito de tomar uma colher do óleo
em jejum. Eu mesma gostaria de aderir a este hábito, (acreditem, meu pai já perdeu vários centímetros de cintura e seu diabete tipo 2 está extremamente controlado).


Uma vantagem da chamada dieta do Mediterrâneo é que a gordura monoinsaturada vinda da oliva
ocupa o espaço das temidas trans, presentes nas margarinas, e das saturadas, que estão nas carnes vermelhas. Diferentemente da mono, que faz as taxas do mau colesterol despencarem, a dupla tem relação com a subida do LDL, o colesterol ruim.


Por isso, meus queridos leitores, o azeite de oliva deve estar cada vez mais presente em nossa alimentação. A gordura monoinsaturada (encontrada com abundância neste poderoso remédio) é nossa melhor aliada para uma vida saudável, um coração protegido, uma pele reluzente e uma barriguinha de dar inveja!



IMPORTANTE: Utilizar sempre o Azeite Extra Virgem, quando a acidez não passa de 0,8% — esse teor somente é obtido através da primeira prensagem a frio a menos de 24 horas após a colheita.

DICA: O azeite deve ser guardado na parte de baixo da geladeira, pois a temperatura elevada altera suas propriedades. E nunca leve o azeite ao fogo. Ele deve ser adicionado às preparações depois de prontas. Somente assim teremos um prato saboroso e muito saudável.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Frescura ou bom senso?




Sem dúvida, bom senso! Existem algumas regras gerais que devemos cumprir e que a sensatez natural de cada um certamente recomenda. Ser elegante à mesa é muito importante! Por isso postei aqui as 12 regrinhas básicas de boas maneiras... (E meus comentários entre parênteses! rs)

Confiram!

1 - Devemos comer sempre de boca fechada, sem ruído e sem nunca a encher por completo. (Ainda existe gente que mastiga de boca aberta.)

2 - Nunca se parte o pão com a faca e menos ainda com os dentes. O pão que vem para a mesa ou já está partido ou vem inteiro, em qualquer dos casos parta um pouco do pão com os dedos em cima do prato respectivo – caso este exista – e leve-o à boca pedaço a pedaço. (Nada de ficar espalhando migalhas depois juntar com as mãos, rs...)

3 - Os cotovelos nunca devem pousar na mesa, claro que também não deve de ter uma postura tipo estátua como se estivesse em pânico. Coloque os pulsos, talvez.

4 - Ao aceitar ser servido de algo, nada deve dizer, no entanto se não desejar ser servido deve agradecer pela negativa “Não, muito obrigado (a)”.

5 - Não deve emitir opiniões sobre o que está a comer, especialmente pela negativa; se não gosta pode sempre deixar no prato. (Báaasico!)

6. - Nunca deve apanhar um talher ou um guardanapo que tenha caído ao chão.

7 - Não é obrigatório deixar restos no prato. (Isso nem precisa me pedir!)

8 - Não se deve molhar o pão nos molhos, no café, ou em qualquer liquido. (Aaahhhhh... que pena...rs)

9 - Quando terminar de comer, nunca empurre o prato, e muito menos deve entregá-lo ao empregado de mesa.

10 - Nunca encha demasiado o seu prato, pode sempre servir-se mais que uma vez, caso tenha vontade de repetir. (Ah bom!)

11 - Nunca deve retirar a comida da travessa com o seu próprio talher. (Pelo amor, heim? Que nojo!)

12 - Sempre que pretender beber, deve limpar os lábios para não deixar a marca destes na borda do copo. (Nada pior do que um copo babado...)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Qual a receita para um amor perfeito?


Quando o assunto é receita boa, os cookers estão sempre por dentro. Pois eu estou aqui, meus queridos, para contar a vocês que a moda na internet são as receitas das tortas da comédia romântica de Adrienne Shelly, "Garçonete". Os sites e blogs dos aficcionados por culinária estão recheados com as dicas gastronômicas de Jenna, personagem de Kery Russel, e o Pé na Cozinha não poderia ficar pra trás.
Na trama, Jenna sofre com a idéia de ter um filho do marido que ela não ama. Além das receitas saborosas, as tortas de Jenna são divertidas. A garçonete abusa do senso de humor na hora de batizar suas criações: "Não quero ter um filho de Earl", "Não posso ter uma relação porque é errado" ou "Miserável fracassada grávida que se autocompadece" são alguns dos nomes curiosos que Jenna usa. Garçonete é ideal para os chefs ou aspirantes a chef que não dispensam um bom filme.
As receitas feitas por Jenna não são exibidas no filme Garçonete. Mas, com base nos ingredientes principais e na apresentação das delícias, a doceira gaúcha Laura Estima, desafiada pela revista Paladar, criou receitas muito semelhantes às do filme.

Espero que gostem! Aprovadíssimas!

I can't have no affair because it's wrong pie
(Torta: Não posso ter um caso, pois é errado)


Ingredientes:

Massa:
1 ½ xícara de trigo
½ xícara de amido de milho
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres de margarina
4 gemas

Recheio:
2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
6 gemas
3 colheres de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 bananas nanicas
Canela e açúcar a gosto

Preparo:

Massa: Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos. Quando a massa estiver homogênea enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio: Misture o leite e o açúcar. Combine as gemas e o amido de milho e passe pela peneira. Junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até engrossar. Retire do fogo e adicione uma colher de chá de essência de baunilha.

Montagem: Pre-aqueça o forno em temperatura média. Abra a massa numa fôrma (24 cm) e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos. Acrescente o creme de baunilha. Corte as bananas em duas partes (na longitudinal), arrume-as sobre o creme. Polvilhe o açúcar e a canela. Leve ao forno a 150°C por mais ou menos 15 minutos.




I don't want Earl's baby pie
(Torta: Não quero o bebê de Earl)

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
3 gemas
6 colheres de margarina
1 pitada de sal

Recheio:
500 ml de leite
200 ml de creme de leite
4 ovos
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
150g de queijo Brie
150g de presunto defumado

Preparo:

Massa: Combine os ingredientes e amasse com a ponta dos dedos. Enrole a massa em filme plástico e deixe-a descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio: Abra a massa numa forma de 24 cm. Coloque as fatias de queijo e o presunto em cubos. Junte todos os ingredientes do creme, passe pela peneira e despeje sobre a massa. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos.


Earl is going to kill me because I'm having an affair pie
(Torta: Earl vai me matar porque estou tendo um caso)


Ingredientes:

Massa:
1 ½ xícara de trigo
½ xícara de amido de milho
6 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres de margarina
4 gemas

Recheio:
200 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite
300 g de framboesa
300 g de amora
½ xícara de açúcar cristal

Preparo:

Massa: Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos. Quando a massa estiver homogênea enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos.

Recheio: Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Acrescente o creme de leite e mexa bem. Despeje a mistura na massa, acrescente as frutas vermelhas e polvilhe o açúcar. Com pedaços da massa, faça tiras formando um xadrez e leve ao forno por, aproximadamente, 40 minutos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Culinária para todos!


Desde fevereiro deste ano, a cidade de São Paulo conta com uma nova escola de cozinha. Equipado com a mais alta tecnologia e utensílios gastronômicos de última geração, o CEG – Centro Especializado em Gastronomia, pretende ensinar a alta culinária de forma dinâmica e inovadora, tanto para profissionais que buscam especialização até para quem não tem a menor idéia de como manusear uma panela.
Idealizado pelos empresários e também chefes de cozinha Áurea Teodoro e Edmur Bastoni, a coordenação do CEG leva a assinatura do renomado chef de cozinha Michel Khodair, diplomado em gastronomia pelo SENAC e com cursos pela Le Cordon Bleu de Paris e Londres, com passagem pelas cozinhas de conceituados hotéis como Hilton, Wyatt e Unique Garden. Preciso falar mais alguma coisa?
As instalações da escola são belíssimas, super modernas e lembram os centros gastronômicos Europeus! Além disso, a variedade de cursos é tanta, que fica difícil escolher apenas um deles. No programa: confeitaria básica, panificação, clássicos do sul da França, finger food & mise en bouche, pizzas, cozinha italiana, sushi e sashimi, massas e risottos, sabores do mediterrâneo entre outros, todos ministrados por docentes altamente qualificados.

Destaque:

Confeitaria Básica – Noite




HORÁRIO: 19h às 22h30
CARGA HORÁRIA: 33h
INÍCIO: 06/07/2009 TÉRMINO: 17/07/2009
DIAS: segunda à sexta DURAÇÃO: 10 dias

FORMA PGTO:4 x de 292,50 - VALOR: R$ 1.170,00

Pré-requisitos: Não é necessária nenhuma experiência em cozinha.
Objetivo: Ensinar as preparações clássicas e suas bases para desenvolver harmonia e perfeição, ingredientes básicos da confeitaria. Didática: Professores do mais alto nível de informação técnica e prática e cozinhas equipadas com o que há de mais moderno. Além de todo material necessário para as aulas, também será disponibilizada apostila com receitas detalhadas. O aluno compreenderá as elaborações e necessidades para a criação de uma sobremesa luxuosa e requintada.

CONTEÚDO DO CURSO

• Higiene na cozinha
• Equipamentos de confeitaria: manipulação e conservação.
• Vocabulário e nomenclaturas da pâtisserie
• Mise en place
• Conservação dos alimentos
• Massas
• Cremes e mousses
• Caldas e coulis
• Tortas
• Bolos
• Bavaroises
• Pudins
• Cookies e muffins
• Sobremesa com frutas
• Suflês
• Chocolates


CEG - Centro Especializado em Gastronomia
Avenida dos Eucaliptos, 618 - Moema
São Paulo - SP CEP: 04517-050
Fone: (11) 5096-2007

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Café tres tres chic


Sucesso desde que foi inaugurada no Brasil, em dezembro de 2006, a Nespresso inaugurou neste outono uma nova boutique no Shopping Iguatemi. As desejadas máquinas de café e as cápsulas com blends exclusivo estão à venda no espaço, e custam entre R$1.200,00 a R$5.000,00. A loja também possui vários acessórios gourmet, entre eles xícaras, colheres de prata, bandejas sofisticadas e outros mimos. Vale a pena visitar para fazer um deliciosa degustação de espresso, macaron e prosecco! Além disso, você vai ficar por dentro do que é servido hoje em dia nas casas dos mais mais.

Comentários a parte, os destaques são as máquinas CitiZ, inspiradas em grandes metrópoles.


domingo, 10 de maio de 2009

Bolo das Abelhinhas (by Nigella)

Esta receita de bolo que vi no programa “A Cozinha de Nigella” é a perfeição! Não poderia deixar de postar aqui no blog, jamais! Tudo bem, concordo, é meio chatinho pra moldar as abelhinhas que vão por cima. Mas, quem não quiser não precisa fazer. Já a calda é essencial, e serve também como cobertura de sorvete, ou por cima de um bolo de cenoura, por exemplo.
No programa, Nigella chamou as crianças (seus filhos) para ajudarem na confecção do bolo e para fazer as abelhinhas. Elas, claro, adoraram e se divertiram muito! Preparei o bolo e minha casa inteira ficou cheirando chocolate e mel! O bolo ficou molhadinho e super saboroso, digno de qualquer confeitaria sofisticada. E a dieta ficou pra segunda-feira, como sempre...



Bolo das Abelhinhas

Ingredientes da massa:

100g de chocolate meio amargo picado
275g de açúcar mascavo
225g de manteiga em temperatura ambiente
125ml de mel
2 ovos
200g de farinha peneirada
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de cacau em pó
250ml de água fervente

Ingredientes da calda de chocolate e mel:

60ml de água
125ml de mel
175g de chocolate meio amargo
75g de açúcar de confeiteiro

Para as abelhas:


25g de marzipan* amarelo (ou pasta americana amarela) – Se preferir, comprar pronto.
12 lâminas (lascas) de amêndoas

*Marzipan:

250g de amêndoas sem pele e moídas
200g de açúcar de confeiteiro
1 clara de ovo
1 colher (sopa) de essência de amêndoa

Juntar todos os ingredientes e amassar com as mãos, até que vire uma massa consistente.


Modo de preparo da massa:

Untar e polvilhar uma assadeira redonda de fundo removível. Reservar.
Bater no processador (ou na batedeira) todos os ingredientes da massa, colocando por último a água fervente. Levar ao forno a 180°C por aproximadamente 1h30, sendo que depois de 1 hora de forno, deve-se colocar papel alumínio por cima.

Modo de preparo da cobertura (calda):

Colocar em uma panela a água e o mel. Quando ferver, juntar o chocolate picado e girar a panela para que os ingredientes se misturem, sem usar nenhuma colher. Acrescentar o açúcar de confeiteiro peneirado e mexer.

As abelhinhas:

Modele o corpo das abelhinhas com a massinha de marzipan ou com a pasta americana. Molhe um palito na calda e faça as listras das abelhas. As asinhas são as lascas de amêndoas, encaixe duas em cada abelha.


Desenforme o bolo, cubra com a calda e coloque as abelhas por cima. Nigella recomenda que você chame as crianças para ajudar, elas vão adorar!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

"A" de Abóbora


A abóbora, além de ter servido de carruagem para Cinderella, é uma hortaliça originária da América Central possuidora de propriedades altamente nutritivas. Sua coloração atrativa é conferida pelos carotenóides, que no organismo são transformados em vitamina A. Esta importante vitamina combate os radicais livres, que alteram os códigos genéticos e podem causar câncer.
Segundo a nutricionista Giovana Guerra, especialista em Nutrição e Saúde - na área de Saúde Pública, pela Universidade Federal de Viçosa desde 2007, a abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes, como vitamina C, E e as do Complexo B , além do citado betacaroteno (provitamina A - encontrado também na cenoura em abundância). As fibras encontradas nela também são importantíssimas para o bom funcionamento do organismo e pela manutenção de uma pele belíssima! Sem contar os minerais essenciais: Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio, que mantém a saúde em dia.
Eu, particularmente, adoro abóbora! A cor linda que ela dá aos pratos e a possibilidade de fazer receitas doces ou salgadas são o que me encantam!
Por isso escrevi aqui no blog a receita de um dos meus cremes de inverno favoritos – lembrando que o friozinho está chegando, e ninguém precisa ficar comendo besteiras o dia todo. Uma opção saudável e pra lá de saborosa é a melhor escolha!
Espero que gostem!




Creme de Abóbora

Ingredientes:
1 kg de abóbora japonesa sem casca e sem semente, em cubos
3 envelopes de caldo de galinha (ou cubos)
1 1/2 litro de água
1/2 xícara de creme de leite
Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, os caldos de galinha e a água. Espere ferver e tampe a panela para que ela crie pressão. Deixe a mistura na pressão por mais ou menos 10 minutos. Retire do fogo e espere que fique morno. Transfira para o copo do liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Volte à panela, adicione o creme de leite e cozinhe em fogo alto por 2 minutos, ou até aquecer. Servir em taças para sopa, dentro de mini abóboras ou no pão italiano.

Sugestão: Salpicar por cima croutons e salsinha bem picada. Se quiser, substitua o creme de leite por requeijão. E se você preferir um creme mais consistente, retire um pouco da água do cozimento antes de bater no liquidificador.

domingo, 3 de maio de 2009

Brownie, sorvete e calda quente


Quer coisa melhor? Só o título é uma verdadeita tentação para os chocólatras de plantão. Achei essa receita no livro "Um chef sem segredos", de Luiz Cintra, testei e já serví em um jantar para amigos. Aprovadíssima! Mais gostoso que o Brownie do Restaurante América, pode acreditar. E é melhor servir o bolo quentinho, uma bola de sorvete de creme por cima e calda por todos os lados... Em um prato fundo, claro!

Receita de Brownie
Chef Luiz Cintra

Ingredientes:
250 g de manteiga
300 g de chocolate meio amargo e 100 g de chocolate branco picado
2 xícaras de açúcar
5 ovos
150 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1/4 de xícara de nozes trituradas
1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo:
1. Unte e enfarinhe uma assadeira de 20x 30 cm. Reserve.
2. Pré-aqueça o forno em temperatura média, a cerca de 180°. Pique o chocolate meio amargo, separe 50 g (que você vai acrescentar antes de colocar a massa na assadeira juntamente com o chocolate branco) e coloque o restante em uma tigela. Junte a manteiga e leve para derreter em banho-maria.
3. Bata levemente os ovos, adicione o açúcar e reserve.
4. Peneire a farinha de trigo e o cacau em pó, reserve.
5. Assim que o chocolate e a manteiga estiverem bem derretidos, retire do banho-maria e junte a mistura de ovos, a essência de baunilha e misture novamente.
6. Acrescente a farinha com o cacau e misture levemente
7. Coloque o fermento, as nozes, o chocolate meio amargo reservado, o chocolate branco e misture novamente.
8. Coloque na assadeira e leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos.

(o centro do brownie deve ficar macio, não totalmente cozido)

Retire, corte em quadrados e sirva em pratos fundos com sorvete de creme e o Hot Fudge (calda).





Hot Fudge
Calda quente de chocolate


Ingredientes:
60g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) de manteiga
1/3 xícara de água fervente
1 colher (sopa) de cacau em pó
1/4 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de glucose de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

1. Coloque em uma panela pequena o chocolate bem picado, a glucose, a manteiga e leve ao banho-maria para derreter os ingredientes.
2. Retire a panela do fogo e despeje a água fervente sobre a mistura. Incorpore bem os ingredientes e acrescente o açúcar peneirado com o cacau em pó.
3. Misture novamente e retorne a panela ao fogo. Deixe ferver, tampe e aguarde 3 ou 4 minutos. (quanto mais ferver mais grossa vai ficar)
4. Retire do fogo acrescente a essência de baunilha, deixe esfriar e guarde em vidros na geladeira. Quando quiser usar, basta aquecer no microondas.